• Próximos Cursos

    Um site simples, eficiente, com estilo

    No fundo é isto, o que qualquer utilizador da Internet deseja. Seja do lado do visitante, seja do lado do fornecedor do site. Bons conteúdos, informativos e cativantes; fáceis de encontrar e de navegar. Idealmente, para quem visita, haver ainda alguém por trás do site com quem seja fácil contactar.

    Há várias formas de obter estes critérios. Eis aqui dicas para desenvolver um bom site de raiz:

    1. Comece por investigar o que já existe dentro da área em que pretende fazer um website. Investigue o que a concorrência faz: do que gosta e não gosta no site deles. Pense no que gostaria de encontrar, se fosse à procura de um site como o seu.
    2. Planeie bem a estrutura do site:  com base no que encontrou e nos seus planos, trace um esboço da estrutura do seu site: ou por outras palavras qual a melhor forma de organizar o conteúdo do seu site por forma a facilitar a sua navegabilidade por parte dos seus visitantes: Informação; Produtos; Equipa de suporte, etc. Tudo deve estar bem organizado e intuitivamente acessível. Tudo está interligado: conteúdo, apresentação, categorias, imagens
    3. Agora deve escolher uma plataforma, onde começar o seu site. Tem duas opções:pode encomendar a um programador e web-designer que lhe crie o site. Isto é interessante se tiver em perspetiva um site com muitos conteúdos; loja online extensa ou vai disponibilizar um site onde ocorram interações dos utilizadores, como um site de encontros, por exemplo. Se o seu objetivo é mais modesto e não quer gastar muito dinheiro, então opte por uma das muitas plataformas gratuitas como o WordPress ou o Joomla.
    4. Uma vez no ar ou melhor em linha, preste muita atenção ao que os seus visitantes gostam ou não gostam. Quais as páginas que vistam; como fazem para chegar ao seu site. Para isto deve  usar ferramentas de análise como o Webmastertools e o Analytics do Google ou ainda as ferramentas disponibilizadas por outros motores de pesquisa, todas gratuitas.

    Um website é a sua presença online. Cuide dela como cuida da sua presença física, reaja quando nota que os seus visitantes se afastam, mas reaja também quando estão no seu website. Lembre-se que um cliente feliz, volta sempre e pode trazer outros futuros clientes felizes.

    Foto © senoldo – Fotolia.com

    Tagged , , , . Bookmark the permalink.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *