• Próximos Cursos

    3. Palavras-chave, a base do SEO

    A base do trabalho em SEO são as palavras-chave (Keywords) usadas pelos utilizadores para fazer pesquisas em cada motor de pesquisa. Daí que seja fundamental ter o site otimizado para os termos certos, ou seja as palavras-chave que escolher para o seu site vão influenciar definitivamente a qualidade e quantidade dos seus visitantes.

    Pode parecer fácil numa primeira análise, mas quando se começa a tratar desta questão mais profundamente, nem sempre é óbvia a escolha acertada dessas palavras-chave.

    1. Escolher as palavras-chave corretas para otimizar o site

    Tomando como exemplo um site sobre viagens, as palavras-chave que melhor o definem chegam-nos logo à cabeça, termos como: viagem, viagens, férias, dicas de viagem, escapadela, férias na praias, por exemplo. Desta seleção não será difícil perceber que o termo viagem deve ser usado por todos os sites relacionados com esta temática e examinando de perto a dinâmica dos resultados de pesquisas com palavras-chave populares de um só termo, nota-se que tão depressa se chega aos primeiros lugares,  como na semana seguinte se caiu abaixo dos 50 resultados. A competição é tão feroz que outros sites tomarão esse lugar sem que possamos fazer nada. Aliás, se em tempos era possível atingir o topo dos resultados da pesquisa usando uma única palavra, agora, é praticamente impossível alcançar e permanecer no topo dos resultados de uma pesquisa com apenas um termo. Atingir estes objetivos com palavras-chave de dois, três ou mais termos é uma meta mais realista. Devemos sem dúvida incluir estas palavras-chaves, mas desde que esteja suportada por outras sequências de palavras-chave compostas por múltiplos termos.

    Inicia-se a otimização, considerando quais as palavras-chave que melhor descrevem o nosso site e que são mais suscetíveis de serem utilizadas nas pesquisas pelos utilizadores à procura de um site como o nosso.  Idealmente, conhecemos bem o nosso público e a forma como pesquisarão o tema do nosso site. Uma questão a considerar são os sinónimos.  Nem sempre  as pessoas usam a mesma palavra para pesquisar a mesma coisa, por exemplo para um site sobre cães termos como cachorro, cadela ou até canídeo são sinónimos e pode haver quem faça a pesquisa usando um destes termos, por isso não fará mal nenhum  incluí-los em algumas das suas páginas. Mas como em tudo não devemos exagerar, sobretudo se optou por fazer um site em inglês, já que nos algoritmos dos motores de pesquisa, os sinónimos também são tratados.

    Se tiver dificuldade em encontrar palavras-chave, há ferramentas que podem ajudar nessa pesquisa. A mais conhecida é a ferramenta de palavras-chave do Google, onde pode encontrar as palavras de maior importância associadas ao seu tema. Depois de escolher as palavras-chave que melhor definem o seu site, será necessário que elas apareçam ao longo do site. Convenhamos escrever um site sobre casas sem que surjam termos relacionados com casas seria um pouco estranho. Portanto, garanta que se encontram no texto, em links, etc as palavras-chave de um, dois três ou mais termos que considere importantes quando o seu público procura a informação ou o produto do seu site. Talvez não encontremos todas as palavras-chave logo à partida, mas essa lista pode ser sempre aumentada.

    Algumas ferramentas para encontrar palavras-chave:

    Tagged , , , , . Bookmark the permalink.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *