• Próximos Cursos

    Novas Oportunidades

    Dar uma nova oportunidade àqueles que no seu tempo não terminaram a escola é uma excelente ideia. Desistir da escola enquanto se é jovem é um erro, que se pagará caro mais tarde, quando finalmente se percebe que sem estudos, somos tratados como cidadãos de segunda, é-se tratado como um incapaz. Assume-se que quem não estuda, é burro!

    Voltar aos bancos de escola nunca pode ser mau, mesmo quando aparentemente não se aprende, facto é que somos confrontados  com a necessidade de tornar a pensar, analisar, é-nos novamente exigido esforço mental e isso é sempre bom. Que se diga que ninguém sai daqui a saber nada, é possivelmente verdade.  No entanto não creio que o objectivo seja ensinar um novo mundo, mas sim abrir os horizontes de quem já não anda na escola há muito tempo. Se isso é bem ou mal feito não sei. Pode ser que os próprios professores não saibam fazer isso: ou seja apenas saibam debitar matéria como fazem com os seus alunos mais novos, pode ser também que os programas não estejam adequados aos destinatários ou não estejam adequados à realidade – foram feitos por professores que estão habituados a debitar matéria, não é? -, pode ser que os formandos não saibam estar numa sala de aula sem ser como estiveram (e não gostaram) há  muitos anos atrás. Pode ser que afinal ninguém saiba lá muito bem o que fazer nesta circunstância. E isso é mau e gera um sentimento de insatisfação e frustração.

    Pessoalmente continuo a considerar as Novas Oportunidades uma ideia excelente e que se deve manter e alargar a todos os que queiram voltar à escola. Talvez seja necessário ir fazendo uma avaliação criteriosa dos resultados e ir melhorando o programa.

     

    Tagged . Bookmark the permalink.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *