• Próximos Cursos

    Escolher a plataforma para criar um site

    Criar um site de raiz com qualidade e sem gastar uma fortuna é possível hoje em dia. Longe vão os tempos em que se faziam usando o HTML puro e duro, mais tarde era o PHP e o ASP, o Java ou Flash… ou seja necessitávamos de programadores para fazer um site razoável. Hoje você cria o seu site em menos de 10 minutos com qualidade profissional sem gastar uma fortuna.A democratização da Internet trouxe plataformas prontas e que são desenvolvidas continuamente por milhares de pessoas, feitas com o objetivo de facilitar a criação de sites a quem não domina programação. Há várias para Conteúdos variados.

    Escolher uma plataforma para um site

    Joomla ou Drupal

    Organiza os conteúdos em secções e depois em categorias e estas em páginas de conteúdos. É uma plataforma ideal para criar um site que contenha sobretudo páginas estáticas, ou seja que não vão mudar. Por exemplo no caso de empresas que queiram apresentar os seus produtos. Por exemplo o site de uma livraria poderia ter uma secção com livros práticos que abordam categorias como bem-estar, Internet ou Culinária. Depois em cada categorias encontram-se as páginas dos vários livros. Plataformas estáveis, com excelente suporte online e muito adaptáveis.

    WordPress

    É uma plataforma inicialmente vocacionada para blogues, mas permite também a criação de sites. Aqui o lado visual tem muito o impacto, pois pode escolher-se de uma miríade de temas (são os  templates ou layout do site). A estrutura é distribuída em posts, são as entradas diárias e páginas, com conteúdo mais estático. Os “posts” podem distribuídos por categorias, e etiquetados por palavras-chave que os definem, já as páginas podem ser hierarquizadas umas nas noutras. Útil para criar um blogue ou site com blogue. Esta plataforma é também muito estável, com bom apoio online e muito versátil adicionando os chamados plug-ins.

    Um site gratuito, rápido e de qualidade

    Para criar um site gratuito, sugiro uma destas plataformas. Todas requerem naturalmente um período de aprendizagem, mas no geral não são muito complicadas e permitem a publicação de sites de forma rápida e fácil. Pode sempre apressar a aprendizagem se frequentar um curso sobre uma destas plataformas. Os cursos não são caros e depois tem a vantagem de entender melhor o funcionamento do site, para assim se preferir mandar fazer um a um profissional.

    Tagged , , , . Bookmark the permalink.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *