• Próximos Cursos

    Crise – Dicionário Prático de Portugal

    E eis o primeiro termo do nosso dicionário. Aqui a ordem alfabética não interessa muito, mais interessa o conteúdo. Ora vejam lá se concordam ou é preciso mais qualquer coisita:

    Crise, s. f. , estado ou situação caracterizado por penúria e debilidade económica. Este estado pode ser regular e constante (Portugal); ocasional (Alemanha); temporário e recorrente (EUA, Europa).
    Exemplos de uso:

    • Lutar contra a crise, diz-se para indicar que se pretende tomar medidas contra a crise. O uso literal desta expressão, ou seja, executar as medidas para eliminar a crise, não é habitual.
    • É a crise!, exclamação, dito com ênfase no início e desvanecimento no ar no final da expressão, serve de  justificação para determinadas situações de dificuldade económica, como por exemplo, já não tenho clientes no meu café por causa da crise e nunca (jamais) porque este não presta ou está muito caro ou não é bem servido ou na mesma rua há pelo menos 20 cafés.

    Frases da imprensa:

    • A crise obrigou-os a abdicar de uma vida confortável1, enquanto ganhavam bom dinheiro, não se lembraram de poupar e consumiam desregradamente, agora pagam pelos seus pecados.
    • Crise: Deputado esfomeado reivindica jantar na cantina da AR2, claramente influenciado pelo termo crise, o Ricardo Gonçalves, considera que os 3700 euros que ganha para nos representar não chegam para pagar os seus jantares.
    • Sim, Portugal pode vencer a crise3, esta expressão serve no seu sentido figurado para acalmar os espíritos mais inquietos. De facto, pode ser possível vencer a crise, mas como nunca nada é feito, o mais provável é isso não acontecer. Além disso como iríamos viver sem crise? Quem culparíamos da nossa ineficácia?

    Imagens na Net:

    Do blog monólogos sobre o bom jornalismo

    ————-
    1 in Público, 12.07.2010;
    2 in Expresso, 05.10.2010
    3 in Diário de Notícias, 20.11.2010

    Têm mais exemplos, mandem-nos para ilustração do nosso dicionário prático

    Tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *