• Próximos Cursos

    Cliques ou Conver(sa)ção?

    O que quer um Website do Marketing Digital? O número de cliques ou o número de visitantes leais que voltam e trazem mais gente? E sabemos afinal o que os visitantes ou utilizadores querem quando visitam o nosso Site?

    Quem tem um Site na Internet (tal como uma loja) precisa de saber se o seu negócio está bem ou mal. As metricas servem exatametne para isso: saber se estamos a fazer um bom trabalho ao servir os nossos clientes virtuais. A questão é como interpretar os dados e acima de tudo o que fazemos nós com estas métricas.

    Já consultou os dados sobre os seus visitantes ? E que tal?

    Está orgulhoso e ufanamente gaba-se sobre o número de cliques que teve este mês. O número de page views, ou numa fase mais avançada de jactância profissional: quantos utilizadores  “tocou”. Tocou? Fez-lhes festinhas, será? Mas na verdade este conjunto de dados refletem afinal uma ínfima parte dos utilizadores que visitaram o seu site.  Medir o sucesso de um site na Internet, esquecendo outros os valores como por exemplo o “Bounce Rate“, ou seja a Taxa de Rejeição é mais ou menos o mesmo que dizer orgulhosamente “hoje fiz 10 vendas!” e esquecer de dizer que na loja entraram 100 clientes. Então e os outros 90 que entraram e saíram sem fazer uma compra???

    Avinash Kaushnik, foi o primeiro orador desta manhã na Morning Key session no SES em Londres em que o tema foi como usamos a informação a que temos acesso para melhorar os resultados dos Websites, ou seja para otimizar a conversão.  Ou seja o que podem fazer os Websites com todas as ferramentas (desde o próprio site, até ao uso das redes sociais, media, etc) e métricas à sua disposição para melhorar a sua performance. Ele sugere que  além de se dar atenção às Micro-conversões que englobam indicadores como os cliques, Page views, visitas e que são os resultados mais visíveis e imediatos, há ainda as macro-conversões que englobam outros indicadores a ter em conta como a lealdade, índice de conversão, valor económico.

    Foto da sessao de Avinash Kaushnik ,a SES London 2012 by AngelaHo

    Avinash Kaushik na SES London

    Assim um Website sem uma competente campanha de Marketing Digital abrangente e bem baseada em métricas: que estuda continuamente o que é feito dentro de um Website, a forma como este é divulgado, a participação social em sites como Facebook, Google+, Twitter, etc. dificilmente conseguirá cativar os seus utilizadores. Satisfazer as suas necessidades, ir ao seu encontro.

    Por isso Avinask fala de índice de conversação, ou seja da capacidade de verdadeiramente interagir com os utilizadores, levando-os a envolver-se com o produto, site, evento do Website. A qualidade desta campanha vê-se depois num outro indicador: o índice de amplificação; ou seja a capacidade de a nossa mensagem chegar também aos círculos dos nossos utilizadores e aos círculos destes últimos. Finalmente um outro indicador é o índice de aplauso: os utilizadores do Website gostaram? muito? pouco?

    No final de contas, bem pesados todos estes canais e bem avaliadas as métricas tanto da micro-conversão como da macro-conversão podemos reduzir efetivamente os custos de marketing e aumentar a taxa de conversão, por outras palavras de sucesso do Website e por conseguinte do negócio.

    Business Optimisation in a Digital Age, por Avinash Kaushnik

    Tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *