• Próximos Cursos

    1. Breve introdução ao SEO

    Optimização para os motores de pesquisa (SEO – Search Engine Optimisation) é por vezes considerada uma tarefa um pouco mais técnica do Marketing na Web. É em parte verdade se considerarmos que é essencial ter alguma noção de HTML e também é preciso ter alguma aptidão para escrita porque muitas das técnicas passam por escrever textos otimizados para a Internet. Em termos gerais, o SEO é um conjunto de técnicas para melhorar páginas e sites para os tornar mais “legíveis” para os motores de pesquisa, contribuindo assim para posições mais altas nos resultados das pesquisas.

    Mas daí a dizer que serão estas técnicas que levarão um site automaticamente à primeira posição, seria uma mentira, por outro lado negligenciar estas técnicas irá afetar garantidamente a visibilidade do site. Pelo que é essencial estabelecer objetivos realistas, por exemplo pretender chegar ao top 30 num motor de pesquisa em vez de querer chegar ao primeiro lugar com 10 palavras-chave em 5 motores de pesquisa.

    Apesar de o objetivo de SEO ser obter mais tráfego para o site, SEO não é publicidade. Obviamente que o trabalho de SEO pode ser englobado em pesquisa paga para uma determinada palavra-chave, mas  no essencial a ideia por trás do trabalho de SEO está o objetivo de garantir posições de topo nos resultados da pesquisa, porque o conteúdo do site é relevante para uma determinada pesquisa e não porque foi paga.

    A optimização de um site com técnicas de SEO pode ser uma tarefa de umas horas ocasionais, mas o mais certo é ser uma tarefa diária de pelo menos duas horas. Para se obter resultados estáveis, porque os motores de pesquisa está sempre a reformular os seus próprios critério de indexação. E se está a pensar aplicar algumas técnicas básicas de SEO, é fundamental que compreenda como funcionam os motores de pesquisa e quais são os pontos mais importantes em termos de optimização.

    Tagged , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *